domingo, 19 de fevereiro de 2012

Tocar violão ou violar o tocão!?

Você já se fez esta pergunta? Há aqueles modestos que dizem: ah, eu arranho! Mas não é bem assim, a verdade é que a arte de tocar, vai além das técnicas e teorias existentes, está enraizada em nossa cultura familiar, herdada de nossos ancestrais, que muito antes de pensar em estudar, simplesmente queriam tocar, pegar seu instrumento mais simples e popular, como é o violão, e expressar seus sentimentos de luta, angústia, alegria ou tristeza através dos ritmos mais populares de nosso país, como é o Sertanejo de raiz, choro, baião e o samba. Surge então, no meio de um aglomerado de estilos musicais, um nome, apenas um nome, resumindo a riqueza musical de nosso país: o MPB. Pra alguns o nome parace elitizar o nosso patrimônio cultural e musical, tornando complexo aquilo que é simples, nossa riqueza musical. O que devemos fazer é experimentar... tocar, arriscar e avançar. Não podemos ser como uma criança que não gosta de um legume ou verdura sem ao menos experimentá-las. Estude, aprofunde-se e verás que mergulharás num rio de águas límpidas e potável, prontas pra saciar nossa sede.

segunda-feira, 13 de fevereiro de 2012

Todos podem cantar!

As vezes pensamos que somente pessoas talentosas e com vocação à música tem a capacidade de cantar afinado e desfrutar da alegria de cantar bem. Mas isso não é uma verdade. Na realidade todos, sem exceção, podemos cantar afinado. Exceto por algum distúrbio auditivo, este, terá o desejo de cantar afinado comprometido. Pois o processo de afinação começa no "ouvir". Este é o grande segredo. Comece a estimular o seu ouvido com canções de boa qualidade, perceba os instrumentos na música, ouça e tente distinguir uma voz de outro cantor(a) em cada canção que ouvir, se você já toca algum instrumento, tente descobrir o tom da música e até mesmo tirá-la de ouvido, pois isso lhe trará ótimos benefícios para sua audição. É o que chamamos de "educar o ouvido". Com isso, o ato de cantar se torna mais fácil e menos exaustivo. Deixe a música te levar e tudo dará certo... confie em seus extintos musicais! Bons estudos!

Agora é só Música!!!

Aos meus alunos, amigos e familiares, o meu agradecimento pelas orações em relação ao processo de saída do "mundo corporativo" e entrega total a música. Agora é 100% música!!! Agendem as aulas, preparem-se musicalmente, invistam em você, sua banda ou ministério, contem comigo!!!

IMPORTÂNCIA DA MUSICALIZAÇÃO PARA O DESENVOLVIMENTO DA CRIANÇA

Musicalizar é diferente de apenas ouvir, cantar e dançar, é um trabalho de interiorização musical, e neste caso os resultados são significativos quando se fala em aumento da inteligência e rendimento escolar das crianças sob a influência da música. Uma pesquisa feita na Alemanha constatou que: “as crianças das escolas com educação musical num período de 4 anos, tem valor de QI mais alto em comparação com as crianças sem este tratamento” (fonte: música na Escola, Günther Bastian, Hans.). E este processo de desenvolvimento musical nas escolas e centros de educação infantil, requer investimento e dedicação de um “profissional especialista” para que este venha identificar à necessidade musical de cada escola num planejamento pré-estipulado, e sempre respeitando seus valores.